Lab Escola 3D

O Projeto LAB ESCOLA 3D consiste numa iniciativa do laboratório DESIS da COPPE/UFRJ, que busca dar acesso ao conhecimento em modelagem e visualização 3D e equipamentos disponíveis na universidade para outros setores da sociedade. As escolas públicas são o nosso principal foco.

Este projeto nasceu de uma experiência anterior do Rio DESIS Lab, o Maker nas praças, que durante o segundo semestre de 2019 levou impressoras 3D para praças com o objetivo de aproximar cidadão que nunca tiveram esse contato com o universo maker.

A formação de um processo criativo participativo é o nosso principal objetivo, pois desejamos cooperar na formação de cidadãos independentes e inovadores capazes de utilizar o conhecimento adquirido para transformar o meio em que vive. 

O QUE É O MOVIMENTO MAKER?

O movimento maker é uma evolução do Faça Você Mesmo (ou Do-It-Yourself, em inglês), que se apropriou de ferramentas tecnológicas como a placa Arduíno, impressoras 3D para fabricação de produtos, soluções e projetos.

O LAB ESCOLA 3D tem o objetivo de democratizar essa cultura nas escolas públicas. Acreditamos que através do movimento maker é possível criar um ambiente personalizado, permitindo que o aluno expresse a sua criatividade e participe de projetos interdisciplinares.

O contato com todas essas ferramentas inovadoras, proporciona ao estudante uma formação diferenciada. Pois valoriza-se atividades dinâmicas e o processo criativo, o que trará benefícios para sua formação a curto, médio e longo prazo. Nossa principal meta é tornar o aluno um indivíduo ativo que consiga criar soluções práticas e inovadoras para resolver seus problemas diários.

Nossos Objetivos:

-Inserir e disseminar as atividades tecnológicas do laboratório no ensino público
-Estabelecer um ambiente que possibilite a troca de conhecimento entre os extensionistas e os participantes do projeto
-Ampliar a interação entre a universidade e a escola
-Promover um ambiente que busque a inovação social aliados aos princípios da sustentabilidade