O Parque Estadual do Grajaú ganhou esse nome em 2002, mas foi criada bem antes, em 22 de junho de 1978 por meio do Decreto Estadual nº 1.921 com o nome de Reserva Florestal do Grajaú. Possui aproximadamente 55 hectares e era propriedade de uma companhia imobiliária até 1975, quando foi transferida para o Estado em pagamento de dívidas da empresa com o governo Estadual.
A área é um local público de lazer e possui brinquedos, equipamentos de ginástica e área para piquenique, além de proporcionar passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre que podem ser feitas sem perturbar o ambiente natural.
A cobertura florestal mais significativa se restringe ao trecho inferior do vale do Rio dos Urubus, e lá são encontradas muitas espécies exóticas convivendo com as nativas. As espécies nativas mais comuns são figueira, embaúba, carrapateira, ipê-amarelo, cedro-branco e pau-d’alho. A fauna, apesar de bastante reduzida, devido à perda de cobertura vegetal, ainda apresenta importantes espécies, como cachorro-do-mato, preá-do-mato e mico-estrela, dentre outras. É bom lembrar que a caça, a captura de animais e a retirada de plantas são condutas ilegais, e cumprir a estas regras é muito importante para a preservação da natureza!
Fontes: INEA e Destinos do Rio.