Estudantes de engenharia criam projeto que busca explorar soluções para melhoria da qualidade de vida e a saúde urbana e rural.

Que te Inspira: Universidade para a Sociedade


#pracegover: Na imagem estão reunidos estudantes do projeto, as escritas: “MUDA UFRJ: agroecologia e permacultura” estampam a imagem, junto da hashtag universidades.

O projeto MUDA – Agroecologia e Permacultura: Centro de Tecnologias Sociais, iniciou em 2009 após estudantes de engenharia estarem insatisfeitos com a grade curricular que focava principalmente em matérias teóricas e assim, o projeto surge como uma forma de explorar e disseminar soluções para melhorar a qualidade de vida e a saúde urbana e rural. Além disso, é possível a geração de renda, solução de problemáticas ambientais locais, melhoria da saúde e a aproximação entre campo e cidade.

A iniciativa acontece no laboratório vivo de agroecologia e permacultura (LaVAPer), onde são realizados experimentos de recuperação de solos, aproveitamento de água das chuva, produção de alimentos, gestão de resíduos com ênfase nos resíduos orgânicos através da compostagem, bioconstrução, funcionalidade e eficiências das tecnologias sustentáveis. Ademais, o projeto conta com um Jardim Agroflorestal que possui uma variedade de espécies alimentícias consorciadas com outros vegetais.

Com a pandemia do Covid-19, as atividades do MUDA ficaram remotas, oferecendo oficinas e palestras virtuais. O projeto oferece, também, semanalmente um ciclo de apresentações e debates, chamado Formação Mudita, que tem como objetivo apresentar a iniciativa e introduzir alguns conceitos da agroecologia e permacultura aos iniciantes e interessados. Ao final desse ciclo, os participantes são convidados a participar do projeto, além de ganhar um certificado validando as horas dedicadas ao MUDA.

Para saber mais sobre o projeto e o trabalho que tem sido feito é só acessar a página deles em @mudaufrj

Inspire-se!

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *