Que te Inspira: Atitudes que nos Inspiram

Em 2015, nasceu o coletivo As Trapeiras, fundado por três mulheres artistas unidas pelo propósito comum de gerar reflexão e conscientização sobre a temática “ser mulher na atual sociedade patriarcal”. A iniciativa se utiliza de linguagens estéticas e pedagógicas, como teatro, música, dança, intervenções, rodas de conversa, oficinas e vivências, visando horizontalizar suas pesquisas e utilizá-las para combater a violência de gênero.
Desde sua fundação, o projeto já compartilhou resultados de suas pesquisas com cerca de 7 mil pessoas e firmou algumas parcerias com instituições, como, a Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, os Serviços Especializados de Atendimento à Mulher, Rede de Ensino Público, Centros Culturais e Sociais, Instituições Governamentais e ONGs, entre outros.
O projeto vem atuando de forma virtual, devido às condições sanitárias enfrentadas, através de projetos como o “Fortalecendo Mulheres”, iniciativa que foi contemplada na 17ª edição do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo (VAI) 2020 – Modalidade 2. A ação se conectou desde março de 2021 com mulheres trans e cis criando um espaço de dialogo, visando criar estratégias e fortalecer suas redes de apoio.
Além da atuação através das redes sociais, o projeto lançou seu portal www.astrapeiras.com, uma plataforma virtual de visibilidade para mulheres cis e trans com informações sobre o combate à violência de gênero, textos de inspirações para o autocuidado e incentivo ao trabalho realizado por mulheres que passam ou passaram por violência doméstica. O coletivo também se utiliza de suas redes para divulgar produtos de sua loja virtual, que vende produtos com temática feminista e artes exclusivas.
Tem algo a mais que gostaria de compartilhar sobre o projeto? Uma curiosidade, uma informação que você julga importante, sinta-se à vontade para nos contar 🙂
Inspire-se!
O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.