Conhecendo a agricultura vertical.

Que te Inspira: Conhecimento que Inspira 


#pracegover: Na imagem, a fotografia de um cultivo indoor em uma fazenda vertical, com o título “Agricultura Vertical”

Hoje vamos falar sobre uma prática conhecida como agricultura vertical, uma subcategoria da Agricultura de Ambiente Controlado (AAC).

Ao contrário do que muitos pensam, o cultivo em jardins verticais não é uma novidade; a prática é feita desde a época dos babilônios, há quase 2.500 atrás. 

Hoje em dia, as colheitas são empilhadas dentro de ambientes fechados e usam luzes LED como alternativa para a luz solar e sistemas de água em um circuito fechado.

Por estarem sob um espaço fechado, não é necessário que sejam usados pesticidas nas plantas e os alimentos não precisam ser lavados antes de consumirmos.

Outra curiosidade, é que as fazendas internas não usam solo, mas sim optam por sistemas que variam entre: cultivo em uma solução a base de água e nutrientes, suspensão das plantas no ar e mistura nutritiva ou misturar o cultivo hidropônico com o de peixes.

Essa técnica também permite que o cultivo não dependa das estações do ano, otimizando o crescimento das plantas de forma consistente.

Em questões de espaço e tamanho, esses jardins podem acomodar 280 hectares em cerca de 2.000 m2. Enquanto sobre o consumo de água, o método usa até 90% menos que os tradicionais.

Ainda que uma ação promissora, todos os projetos têm algum desafio para enfrentar. Nesse caso, o avanço tecnológico pode desencadear um aumento nos custos, uso excessivo de energia e enormes emissões de carbono.

Aqui, uma das principais preocupações está na energia necessária para alimentar a luz fotossintética das lâmpadas LED.

Agora discutindo sobre os impactos no futuro, estima-se que até 2026 a prática da agricultura vertical aumente em quase 25%.

No momento, não podemos afirmar que esse método, sozinho, seja o futuro da produção de alimentos. Mas sim, que esse é um ótimo caminho para encontrarmos equilíbrio e consistência junto à agricultura tradicional.

Que processo interessante para ser compartilhado, e pensar que é feito em áreas urbanas! Aqui está o link para você conhecer mais sobre o cultivo indoor https://bit.ly/3BDZUa0 . Aguardamos a próxima notícia!!

Inspire-se!

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *