Que te Inspira: Conhecimento que Inspira

A empresa Londrina Modern Synthesis é especializada no desenvolvimento de novos materiais sustentáveis. Em seu novo projeto, a startup está trabalhando em um tipo de nanocelulose bacteriana totalmente biodegradável. No ano passado, a companhia fabricou um protótipo de tênis feito com esse composto.
A resistência supera a do kevlar (composto altamente resistente utilizado em coletes a prova de balas), mas no tato, o composto mais se parece com um papel. Ainda assim, o tênis produzido impressiona com a similaridade dos materiais de um produto convencional.
Segundo Ben Reeve, um dos cofundadores da Modern Synthesis, o “tecido microbial” é produzido quando um tipo de esqueleto, formado por fios, é mergulhado na fermentação que contém as bactérias. Após um certo tempo, as bactérias depositam e acumulam o subproduto do consumo de açúcar na estrutura, preenchendo as lacunas do esqueleto e dando forma ao composto. Por último, uma vez que são removidas do mergulho, as chapas do material – formadas a partir da união entre o esqueleto e a substância depositada – são moldadas tal qual um tênis convencional.
Assim como já ocorre com o próprio nylon, o composto também pode ser tingido e combinado a outros materiais, a fim de modificar sua aparência, textura ou rigidez. Por enquanto a companhia não revela quando os primeiros calçados chegarão ao mercado.
Vale ressaltar que o tênis apresentado é apenas um protótipo, produzido somente para demonstrar as possibilidades do composto para incentivar a outras marcas a utilizar o material. Para mais informações acesse o link https://encurtador.com.br/mnJ19 e nos acompanhe nas redes em @queteinspiraufrj para mais notícias como essa!
Inspire-se!
O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.