Óleo Natural Antidiabético

Que te Inspira: Conhecimento que Inspira 


#pracegover: Na imagem, uma senhora e um senhor segurando um quadro com uma planta dentro, com título “Óleo Natural Antidiabético”.

Cientistas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) desenvolveram um óleo que ameniza as dores das diabetes!

Esses cientistas iniciaram, estudaram e acompanharam meticulosamente o desenvolvimento de um óleo natural que promete combater problemas relacionados à diabetes, especialmente a neuropatia. A pesquisa, que utiliza a planta Croton zehntneri, popularmente conhecida como canela de cunhã, recebeu carta-patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) pela realização da pesquisa.

A neuropatia diabética é uma complicação comum da doença, que impacta os nervos das extremidades, como mãos e pés. O professor Henrique Leal ressaltou que essa condição pode levar a dores intensas, falta de força, formigamentos e perda de sensibilidade. “Pacientes podem sofrer ferimentos sem perceber, o que pode resultar em problemas sérios, como o pé diabético, caracterizado por úlceras de difícil cicatrização”, alertou.

De acordo com Francisco Walber, doutor do Laboratório de Eletrofisiologia, o óleo essencial da planta foi testado em concentrações específicas e demonstrou eficácia em reverter ou atenuar os danos neuropáticos causados pela diabetes, afetando gânglios e troncos nervosos.

Em testes pré-clínicos com camundongos, a equipe do Laboratório de Eletrofisiologia observou a atenuação e, em alguns casos, até a reversão da doença. O efeito positivo do óleo deve-se ao seu alto teor de anetol, um composto vegetal que ajuda a tratar alterações neurais sem interferir na glicemia. 

O próximo passo da pesquisa envolve a otimização da dosagem do óleo. “O óleo essencial já apresenta um excelente efeito anti-inflamatório, e vamos explorar a possibilidade de reduzir essa dosagem”, afirmou Henrique.

O projeto contou com a colaboração de diversos pesquisadores, incluindo Vânia Ceccatto, Aline Alice Albuquerque, Morgana Oquendo, Flávio Henrique Macedo, Kerly Shamyra Alves, José Henrique Leal Cardoso e Andrelina Souza. A equipe continua a trabalhar para aperfeiçoar a patente e avançar nos estudos sobre o tratamento da neuropatia diabética.

Embora não haja cura para a neuropatia diabética, o novo óleo representa uma esperança para o alívio dos sintomas e melhoria na qualidade de vida dos pacientes, o que já faz com que o óleo seja uma inédita descoberta brasileira que irá ajudar milhares de pessoas na batalha contra a doença.

Inspire-se!

Gostou da notícia?

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *