YuMi: Um robô operado remotamente restaurando a Floresta Amazônica

Que te Inspira: Conhecimento que Inspira 


#pracegover: Na imagem, robô YuMi com a frase “YuMi: um robô operado remotamente restaurando a Floresta Amazônica”.

Numa fusão inovadora entre tecnologia e compromisso ambiental, o robô YuMi, operado remotamente, desempenha um papel essencial na restauração da Floresta Amazônica. Essa colaboração é resultado de um projeto-piloto entre a ABB Robotics e a organização sem fins lucrativos Junglekeepers, dos Estados Unidos, que tem como meta ambiciosa proteger 55.000 acres da Amazônia e combater o desmatamento.

O YuMi está localizado na Suécia, mas suas operações ocorrem em um laboratório remoto na selva peruana. Usando tecnologia de nuvem, especialistas da ABB simulam, refinam e programam o YuMi, que está a quase 12.000 quilômetros de distância. A automação permite que os voluntários da Junglekeepers se concentrem em plantar os vasos, acelerando o processo de reflorestamento.

O robô é capaz de cavar buracos, plantar sementes, compactar o solo e etiquetar os vasos biodegradáveis para identificação. Isso possibilita que os Junglekeepers replantem uma área equivalente a dois campos de futebol diariamente, focando nas áreas mais necessitadas. Além disso, o YuMi resolve o desafio de encontrar pessoas dispostas a viver e trabalhar em regiões remotas da selva. O robô também permite que os voluntários da Junglekeepers foquem em deter madeireiros ilegais, educar as comunidades locais sobre a preservação da floresta e plantar mudas maduras.

O YuMi está revolucionando o reflorestamento da Amazônia, demonstrando que inovação e sustentabilidade podem e devem andar juntas. Essa tecnologia conecta pessoas, lugares e propósitos, gerando um impacto positivo em nosso planeta, com o YuMi no centro dessa transformação.

Inspire-se!

Gostou da notícia?

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *