Como você participa da vida da sua cidade? E do seu bairro? Aliás, você se sente PARTE deles? As respostas para essas perguntas estão diretamente relacionadas a um termo conhecido como “Engajamento Cívico”. Mas o que é isso afinal?
Tudo que é “cívico” tem a ver com cidadãos e cidadãs de uma sociedade, com o respeito aos valores, com as obrigações e deveres dos indivíduos e com o interesse público em realizar determinadas ações. Por exemplo: votar é um dever cívico, sabia?
Já “engajamento”, termo super utilizado entre pessoas que trabalham com redes sociais, está ligado a nossa participação ativa em assuntos relevantes para nós e para a comunidade, especialmente aqueles temas que nos motivam e com os quais nos identificamos.
Assim, “Engajamento cívico” pode ser entendido como a nossa participação ativa enquanto cidadãos em assuntos que nos interessam e são relevantes para a nossa cidade, para o nosso bairro. Tem tudo a ver com trabalhar em conjunto para fazer a diferença em questões voltadas para a qualidade de vida da comunidade, nos desafios para implantar serviços básicos de saúde e educação onde eles ainda não estão disponíveis, na escolha dos nossos representantes políticos, na vontade de ter uma ciclovia no nosso bairro, e assim por diante.
Quanto mais engajamento cívico, mais forte é uma comunidade! É através dele que podemos abordar diretamente um problema, trabalhar com outras pessoas para resolver alguma demanda ou interagir com órgãos como prefeituras e Câmaras Municipais. Um forte aliado do engajamento cívico é o trabalho comunitário; cuidar da horta do seu bairro, por exemplo, é um ótimo exemplo de participação ativa!
Se identificou com alguma coisa ou quer discutir mais sobre o assunto? Manda uma mensagem pra gente e vamos conversar! E não esquece de compartilhar esse post com os seus amigos e vizinhos: quanto mais gente por dentro do engajamento cívico, mais conquistas podemos buscar para a nossa cidade!