Startup baiana gera oportunidade para catadores

Que te Inspira: Atitudes que nos Inspiram 


#pracegover: na imagem está um catador de bicicleta com as escritas “Oportunidades para catadores”, junto da hashtag cotidiano.

Saville Alves e Gabriela Tiemy são co-fundadoras da “Solos”, empresa dedicada a promover a economia circular e o fim do descarte incorreto de resíduos recicláveis nas grandes cidades, como o plástico.

De acordo com a Abrelpe – a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais –,  o país perde até R$14 bilhões anualmente com o descarte sem reuso de recicláveis em lixões e aterros sanitários. É nesse cenário que a Solos trabalha.

A empresa se destaca em projetos focados na geração de renda dos catadores de recicláveis, com uma política de contratação de fornecedores que valorizem o trabalho e o conhecimento local e que utilizem insumos de menor impacto.

Até então, a startup baiana já recolheu incríveis 600 toneladas de resíduos, engajando no processo mais de 1 milhão de pessoas.

Tudo começa com a contratação de cooperativas, catadores e também voluntários que atuam na educação ambiental, na coleta e na triagem do material. Nesse processo, é possível fazer recortes de gênero e raça para valorizar populações que historicamente foram tidas como invisíveis, por exemplo: das pessoas que foram empregadas durante as ações, 34% são homens, 66% mulheres; 40% auto identificados como da comunidade LGBTQIA+; e 25% são negros.

Em seis anos, a Soros já empregou mais de 200 pessoas de forma direta e indireta, adotando uma política de remuneração em que o valor da hora de trabalho dos cooperados deve ser igual ou superior a do time contratado para atividades de campo, como mobilizadores.

O trabalho de reciclagem se complementa com outras iniciativas, como a compostagem de resíduos orgânicos, oferecendo este tratamento para escolas, empresas, condomínios e até residências. Nas escolas, em especial, a compostagem faz parte das atividades curriculares e gera conhecimento dentro da sala de aula.

Neste ano, Saville Alves passou a integrar a lista das 20 mulheres inovadoras nas Agtechs da Forbes Brasil. Segundo ela, em apenas 2 anos, a startup cresceu 400% – e a expectativa é de dobrar o crescimento em 2022, tanto em impacto, faturamento e estrutura interna de time. “Assim tornamos a vida de melhor para todos e todas: das cooperativas de reciclagem até às tartarugas marinhas”, diz Saville.

Incrível, né? Para mais informações, acesse https://bit.ly/38G76Hw

Inspire-se!

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *