Que te Inspira: Atitudes que nos Inspiram

Postes que funcionam por energia solar. Esse é um projeto desenvolvido por Diego Saldanha, empreendedor e ambientalista premiado, com o intuito de trazer iluminação para a comunidade em que mora em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (Paraná).
A idealização do projeto começou já faz alguns meses, mas há uma semana o primeiro poste feito por Diego e o serralheiro Marcelo Quintilhano, seu amigo, foi colocado de pé e despertou a atenção da imprensa.
Diego conta que a ideia nasceu de um problema recorrente no dia-a-dia na comunidade: a iluminação pública não chega até a rua particular onde mora, deixando-a completamente escura durante a noite.
A solução que encontrou, em termos técnicos, foi instalar uma placa solar que fornece luz de LED em uma potência de 180 watts sobre um cano de metal com 4 metros de altura.
Mas sabia que essa não foi a primeira iniciativa de Diego? Há 6 anos atrás, ele criou a ecobarreira para limpar o Rio Atuba, que passa nos fundos da sua casa. Desde então, a coleta de lixo tem rendido toneladas e o projeto tem sido aprimorado.
Voltando aos postes solares, Diego pretende ampliar a iniciativa para outras comunidades que passam pela mesma necessidade. “Este é um projeto piloto que a gente fez na nossa rua, com recursos próprios. A nossa ideia é divulgar pra que apareça apoiadores e patrocinadores para que possamos levar isso adiante, a outras regiões que não têm acesso à iluminação pública”, disse.
Ainda, comenta que para essa expansão ser feita, ele precisa de ajuda. Por isso, começou demonstrando em sua rua e como o custo de produção é baixo, em troca de segurança e conforto para os moradores da área comum.
Que projeto incrível, não achou? Se você quer ler mais sobre ele e compartilhar com os seus amigos, é só acessar https://bit.ly/3ycjpoU !!
Inspire-se!
O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.