Que te Inspira: Atitudes que nos Inspiram

TransGarçonne é o nome de um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pelos professores Renato Monteiro e Breno Cruz, ambos do curso de Gastronomia. Seu objetivo é a capacitação de pessoas Transgêneras e Travestis para o mercado de trabalho da área, com destaque para serviços de atendimento e produção de bebidas em bares, cafeterias, restaurantes ou negócios próprios. É aberto para toda comunidade, e não somente aos estudantes da universidade; e as aulas são ministradas pelos próprios alunos do curso.
A escolha do nome se deve pela intenção de reafirmar a legitimidade do corpo trans através de um analogismo. Com referência na palavra garçon (menino, em francês), a alteração na grafia remete ao feminino na língua francesa.
Para ajudar os alunos a terem mais oportunidades de ingresso no trabalho formal, a extensão tem o apoio de algumas parcerias como: a ONG Casinha, a Defensoria Pública do Estado do Rio, a Three Monkeys Beer e o Outback da Casa Gourmet (em Botafogo), o primeiro a empregar uma das alunas.
Um produto da extensão foi a criação da cartilha “O que fazer após a decisão que mudou seu nome e gênero?”, que explica, com uma linguagem simples e objetiva, como uma pessoa trans ou travesti pode efetivar o processo de obtenção dos documentos necessários após a mudança do nome e gênero. A ação foi feita em parceria com o Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual (Nudiversis), da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, e o Programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
O professor Renato Augusto passou pela sua transição em 2018 e, depois de se sentir acolhido na comunidade acadêmica, deseja que esta possa ser a realidade das outras pessoas trans no Brasil, considerado o país com o maior número de mortes de transexuais no mundo.
“Garçonne não é menino, nem menina. É um menino menina” disse Renato Augusto em uma entrevista para O Globo (acesse em: http://glo.bo/3PnljZE ), complementando com “O termo garçonne advém de um romance do francês Victor Margueritte. Ele começa a usar esse termo nos anos 1920, 1930, quando as mulheres começam a sair para o mercado de trabalho usando calças e botas, a fumar e fazer coisas que antes eram tidas como dos homens. É aí que o termo surge, ele brinca com o gênero”.
05 de Setembro de 2022 marcará a data de lançamento do livro titulado “TransGarçonne: Extensão Universitária e Inclusão Social na Gastronomia”, cujo conteúdo permeia a história do projeto e a jornada dos participantes.
Esse projeto te deixou inspirado, não foi?! Se está interessado em participar ou quer ter mais informações, é só buscar no Instagram do projeto: @transgarconne
Inspire-se!
O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.