Projeto educativo “Cantinho da Dislexia”

Que te Inspira: Atitudes que nos Inspiram 


#pracegover: na imagem está uma criança sentada em uma mesa de estudo olhando para cima e o título “Cantinho da Dislexia”.

Cantinho da Dislexia. Esse é o nome do projeto que trouxemos para hoje, criado em 2020 e idealizado por Thais Faustino, conta com a colaboração em eventos científicos de: Auricélia Melo, José Wellington, Virgínia Pirela.
O projeto surgiu diante dos desafios educacionais e sociais no contexto da pandemia, com o isolamento social; e tem como intuito compartilhar as informações relacionadas à dislexia e disponibilizar conteúdos que sejam educativos e inclusivos em diferentes áreas de conhecimento.
A ação visa colaborar com pais e educadores para melhorar as práticas inclusivas dos aprendizes, pois muitos não têm uma base de informações necessárias que podem auxiliá-los no contato dos educandos com esse transtorno. Em algumas das propostas educativas, já foram feitos eventos semanais que abordaram assuntos como: Parlenda, Clarice Lispector, Cecília Meireles e a Festa Junina.
“Toda semana são compartilhados no Instagram conteúdos informativos sobre a dislexia e práticas educativas que podem ser utilizadas em sala de aula para facilitar o projeto de ensino-aprendizagem dos educandos nas diversas áreas do conhecimento”, explicou Thais Faustino, responsável pelo projeto.
Quanto aos colaboradores, atualmente, contam com dois membros externos na área da educação e uma psicopedagoga. Com essa estrutura, eles desenvolvem trabalhos científicos e compartilham o conhecimento em eventos, auxiliando nas práticas pedagógicas em sala de aula de outros educadores para que tenham maior inclusão com pessoas que possuem dislexia.

Dando mais detalhes sobre a idealização do projeto, Thais Faustino disse: “Meu contato com a dislexia nasceu a partir de um filme [Como estrelas na Terra: toda criança é especial] o qual possibilitou uma aproximação e uma nova perspectiva em relação à realidade do aprendente com dislexia que tem dificuldade no processo de leitura e escrita, o papel da família diante deste distúrbio de aprendizagem e o docente como mediador de ensino-aprendizagem. Com base nisso, bateu uma inquietude de conhecer mais sobre o que é dislexia, causa, sintomas, diagnóstico e tratamento, o papel da família, o aprendiz, o docente, a escola, o processo de ensino-aprendizagem, dentre outros fatores correlacionados com a dislexia. O filme transformou minha vida e hoje em dia busco levar meus saberes para toda a sociedade, buscando um mundo melhor com inclusão, equidade, respeito e amor para os educandos com dislexia.”

Esse projeto é inspirador, não achou?! Se você quer entrar em contato ou saber mais sobre o Cantinho da Dislexia é só acessar o Instagram (@cant.inhodadislexia)! E não se esqueça de compartilhar!!

Inspire-se!

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *