Galpão serve como ponto de encontro para homens e idosos que sofrem com a solidão

Que te Inspira: Atitudes que nos Inspiram 


#pracegover: Na imagem, quatro homens idosos sorrindo o título “Idoso cria galpão para combater solidão entre homens” e a hashtag cotidiano.

A notícia de hoje é sobre Phillip Jackson, um idoso de 78 anos que, se sentindo triste e sozinho, decidiu criar uma espaço que as pessoas que sentem o mesmo possam encontrar com outras, conversar e se divertir por algumas horas.

As pessoas são recebidas em um galpão, que fica na própria marcenaria de Phillip. A ação já se tornou um sucesso e está alcançando muitas pessoas que sentem solidão, depressão ou já estavam doentes e não sabiam.

“’Eu posso cuidar de mim mesmo. Não preciso falar com ninguém’ é uma completa falácia. Não comunicar ajuda a nos matar”, alertou Phillip ao The Guardian.

O galpão teve início quando Phillip voltou da Austrália para a Inglaterra. Se sentindo um estranho na sua cidade natal (Barnsley), queria encontrar uma maneira de curar essa crise de isolamento social. Segundo ele, não é conversando cara a cara que se resolver, mas ombro a ombro.

E então, descobriu não ser o único que se sentia solitário, que muitos outros se sentiam imersos nesse sentimento. E se lembrou do movimento Men’s Shed (Galpão dos Homens, em tradução livre) na Austrália.

A faixa etária dos “Shedders”, como Phillip os chamou, vai desde 22 até 87 anos, já que qualquer um pode se sentir solitário às vezes; Em 2005, eram cerca de 200 galpões em operação. Hoje, a Australian Men’s Shed Association conta com cerca de 1.200 galpões masculinos. São quase 50.000 homens.

“Todos os seus amigos estão lá. É uma pausa nas rotinas semanais das pessoas. Isso faz com que eles saiam e conversem com pessoas semelhantes”.

A ideia original era reunir homens para produzirem peças de madeira, mas acabou se tornando um ponto de encontro para cafés, construção de um banco de parque, ou para ouvir os problemas uns dos outros. Alguns locais acabaram até virando uma das opções ambulatoriais de saúde mental da Austrália, com apoio do Ministério da Saúde e Cuidados ao Idoso. 

Nos Estados Unidos existem pelo menos 17 galpões masculinos, incluindo um no Havaí. E o projeto tem se espalhado para o Canadá e Reino Unido.

Gostou da notícia de hoje? Se você quiser ler ela na íntegra pode acessar em https://bit.ly/3Vx9J1A. A postagem também está no nosso Instagram, então não se esqueça de compartilhar!

Inspire-se!

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *