Que te Inspira: Conhecimento que Inspira

Você sabia que a maior parte dos brasileiros vivem na zona costeira? 1 a cada 4 pessoas vivem por lá, e a cada 200 brasileiros, 1 é pescador. Eles dependem do oceano e produzem alimento para outras famílias no país, já que os mares costeiros abrigam 90% da vida marinha. Além disso, mais da metade do oxigênio que respiramos vem de lá.
A sua vida depende da saúde dos oceanos: a cada vez que você respira ou se alimenta, o oceano está em você. Foi pensando nisso que foi criada a Década do Oceano.
Em 2017, a ONU proclamou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável de 2021 a 2030.
Em conjunto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Década do Oceano se concentra na necessidade e nos métodos para que diversos atores trabalhem coletivamente em toda a sociedade da ciência – política – para garantir que a ciência dos oceanos conduza a ações climáticas tangíveis e sustentáveis, por meio de de uma série de eventos na COP27.
Os temas específicos a serem abordados através nos eventos incluem: ação climática na África, resiliência incluindo o papel das soluções baseadas na natureza, financiamento da ciência dos oceanos para a ação climática, e comunicação da ciência dos oceanos para a ação climática.
Os eventos servirão como um hub central para os delegados da conferência trocarem ideias sobre como lidar com as mudanças climáticas, enquanto impulsionam os oceanos. Ao longo da conferência que foi realizada de 6 a 18 de novembro deste ano, o pavilhão apresentou eventos, reuniões e discussões aprofundadas que elaboram os temas diários da conferência.
Esperamos ver mais eventos como esse! Para mais notícias como essa, nos acompanhe nas redes sociais em @queteinspiraufrj <3
Leia na íntegra em https://bit.ly/3uMg5hP
Inspire-se!
O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.