DNA artificial: o novo herói contra o câncer.

Que te Inspira: Conhecimento que Inspira 


#pracegover: Na imagem, a fotografia ampliada de uma célula, com o título “Cientistas descobrem mais um caminho para a batalha contra o câncer”

Um grupo de 8 pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, realizou uma experiência inovadora utilizando DNA artificial para ajudar o sistema imunológico a matar células cancerígenas com sucesso.

A experiência foi feita com camundongos e foi publicada pela revista científica National Library of Medicine. Akimitsu Okamoto, um dos pesquisadores participantes, acredita que esse estudo dará novas opções para o desenvolvimento de medicamentos e políticas de tratamento.

Os oncologistas criaram um par de moléculas de DNA chamados oHPs e colocaram em exposição ao câncer. Depois de passado um tempo, observaram a gradual reversão do câncer cervical, das células derivadas do câncer de mama e do melanoma maligno.

Os tratamentos com DNA/RNA para o câncer são perigosos devido ao potencial do sistema imunológico de atacar células saudáveis, que carregam os mesmos genes ou sinais de uma célula cancerígena, segundo os pesquisadores.

As células cancerígenas super produzem ou sub produzem determinados materiais, no caso da pesquisa era o microRNA – 21 (miR-21) – uma molécula informacional super produzida. No momento em que os oHPs encontram o miR-21 eles formam cadeias de DNA mais longas que são determinadas como perigosas devido à superabundância pelo sistema imunológico.

A ciência está cada vez mais trabalhando e ajudando a melhorar a nossa expectativa de vida! para saber mais leia na íntegra em https://bit.ly/3HqDr38, e acompanhe @queteinspiraufrj para mais novidades.

Inspire-se!

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *