O combate a poluição ganha mais um aliado, conheça a Climeworks.

Que te Inspira: Conhecimento que Inspira 


#pracegover: Na imagem, a fotografia de fábricas soltando fumaça no ar, com o título “O combate a poluição ganha mais um aliado, conheça a Climeworks.”

A startup Climeworks, que nasceu na universidade Suíça de ETH Zurich, tem como objetivo reduzir o C02 na atmosfera. Entretanto, a empresa não busca diminuir as emissões, e sim esconder no subsolo terrestre.

Personalidades influentes e grandes empresas aprovaram a ideia, Bill Gates já elogiou a startup e Microsoft, Shopify, e Stripe já estão comprando serviços futuros de remoção de carbono. 

A auditoria independente DNV já certificou a ideia, garantindo que não se trata de uma estratégia de greenwashing.

O processo não é barato, a Climeworks já arrecadou 780 milhões de dólares para expandir suas operações. Entretanto o processo é rápido, na Islândia onde tem sua principal instalação, junto com a sua parceira de armazenamento de gás CarbFix, o processo de fusão com o basalto é surpreendentemente rápido.

É importante frisar que mesmo com a boa atuação da startup Suíça, as emissões globais de carbono em 2021 bateram o recorde de 36,3 bilhões de toneladas métricas, segundo a Agência Internacional de Energia.

Existem outras opções para captura de CO2, mas a remoção direta de carbono tem a vantagem de ser aplicável em uma ampla variedade de fontes emissoras.

A Climeworks apresenta uma boa solução, mas com alto custo. É necessário um longo caminho para tornar essa solução mais viável para combater um dos maiores problemas climáticos do nosso planeta.

Curioso, né? Para mais informações, leia na íntegra em https://bit.ly/3MCCfeU e nos siga nas redes em @queteinspiraufrj para notícias como essa e muito mais!

Inspire-se!

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *