Pessoas com amputação podem usar realidade virtual para reabilitação.

Que te Inspira: Conhecimento que Inspira 


#pracegover: Na imagem, uma mulher utilizando um óculos de realidade virtual, com o título “Pessoas com amputação podem usar realidade virtual para reabilitação”

Pesquisadores e pesquisadoras da disciplina de Neurociência da Unifesp em parceria com o Instituto SJC,  publicaram um artigo científico na revista Human Neuroscience propondo um novo sistema e protocolo de reabilitação para pessoas com amputação transfemoral, baseado no controle de uma prótese virtual dentro de um ambiente de realidade virtual.

O objetivo do trabalho foi avaliar se pessoas com amputação transfemoral poderiam perceber uma prótese virtual como parte do próprio corpo (apropriação neurocognitiva) para acelerar o processo de protetização. Atualmente, sabe-se que a apropriação neurocognitiva de uma prótese é um ponto chave no processo de reabilitação e adaptação.

Observou-se um aumento da resposta de condutância da pele quando a prótese virtual foi ameaçada, tanto no início como ao final do treinamento, sendo que, ao final, esta resposta foi de maior magnitude. Este resultado demonstra que os participantes reagiram à ameaça à prótese virtual de maneira similar como reagiriam a uma ameaça ao seu próprio corpo

O aumento do efeito congruente cruzado ao fim do treinamento indica uma extensão da representação do espaço peripessoal para incluir a prótese virtual. 

Houve um aumento progressivo da dificuldade para realização das tarefas e controle da prótese virtual. Os participantes apresentaram alto desempenho durante todo o treinamento, mesmo com a progressão da dificuldade, o que indica um refinamento no controle dos movimentos.

A partir desses resultados, os autores mostraram que os participantes se apropriaram neurocognitivamente da prótese virtual, ou seja, perceberam a prótese virtual como parte do próprio corpo

O projeto já gerou duas patentes e atualmente a pesquisa continua com outras duas vertentes. Para mais informações acesse o link https://encurtador.com.br/bcsuO e nos acompanhe nas redes em @queteinspiraufrj para mais notícias como essa!

Inspire-se!

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

1 comentário em “Pessoas com amputação podem usar realidade virtual para reabilitação.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *