Que te Inspira: Conhecimento que Inspira

O Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, virou um grande lixão a céu aberto. Por isso, as pessoas que decidirem se aventurar terão agora que recolher de volta seus próprios lixos e levá-los de volta ao acampamento de base. O jornal britânico Daily Mail informou que, anualmente, entre 900 e 1.000 toneladas de resíduos sólidos são levadas ao parque por turistas estrangeiros. Especialistas calculam que pelo menos 50 toneladas de lixo são deixadas na montanha. Só o acampamento base do Everest produz 75 toneladas de lixo a cada temporada.
Tradicionalmente, são guias locais, chamados de Sherpa, que sobem na montanha para limpar o lixo e transportar suprimentos. De acordo com o Sagarmatha Pollution Control Committee, quase 100 toneladas de lixo foram coletadas durante a última temporada de escalada de primavera. No total, a parte reciclável representa menos de 10%.
Por isso, o Nepal inovou e vai usar drones para recolher a grande quantidade de lixo deixada por turistas nas encostas do Monte Everest. A parceria foi fechada com a empresa da China DJI e os primeiros testes mostraram que os equipamentos conseguem transportar até 30 kg de detritos. Conforme a altitude aumentava, a capacidade era reduzida. Lidar com o lixo na montanha é uma operação complicada e perigosa. Com os drones, as mesmas pessoas que escalam a montanha para retirar os resíduos, serão treinadas para pilotar o veículo aéreo não tripulado.
Na fase de testes, o drone levantou 30 kg do Acampamento I. Já no acampamento II, um pouco mais alto, a capacidade foi reduzida para 18 kg. A rota principal será do Acampamento I, que fica a 5.943 metros, para o acampamento base do Everest, a 5.364. Hoje, os visitantes do Everest devem pagar um depósito de lixo de US$ 4.000. O valor é reembolsado quando a pessoa retorna da montanha com 8 kg de resíduo.
Os drones também vão evitar as mortes que ocorrem na Casa de Gelo Khumbu, um rio de gelo com um quilômetro de comprimento e que causa muitos acidentes no Monte, devido ao derretimento das galerias suspensas. Os acidentes ocorrem quando os guias atravessam o local para levar suprimentos que os montanhistas precisam. Sendo assim, o caminho poderá ser feito pelos drones.
Inspire-se!
Gostou da notícia?
O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.