Cães-robôs fazem limpeza!

Que te Inspira: Conhecimento que Inspira 


#pracegover: Na imagem, um cão-robô com a frase “Cães-robôs fazem limpeza!”.

Robôs inteligentes estão revolucionando a limpeza das redes de drenagem de águas pluviais!

Este robô quadrúpede é equipado com inteligência artificial (IA), permitindo que navegue por terrenos complexos com um ponto cego mínimo. Isso possibilita uma rápida percepção do ambiente, facilitando decisões mais ágeis do que outras ferramentas. Entre os equipamentos utilizados, destaca-se o cão-robô da Unitree Go2, semelhante ao pet robô do DJ Alok.


Segundo a Novacap, a companhia responsável pela operação deste cãozinho, o novo sistema já explorou mais de 360 km de galerias pluviais e ajudou a remover mais de 45 mil toneladas de resíduos! Com isso, já se vê claramente as possibilidades que podem ser exploradas com o pequeno robô. Segundo matérias, este robô é controlado por um joystick, semelhante a um controle de videogame, que ajusta seus movimentos de acordo com a programação dada. Para este uso, todos os dados e imagens capturadas são enviados para análise na Novacap.


Além do cão-robô, a limpeza é auxiliada por robôs semelhantes a carrinhos de controle remoto, que também pertencem à Goldman Soluções em Saneamento. Esta empresa venceu a licitação do GDF para fornecer recursos de limpeza, com um contrato de um ano no valor de R$ 44 milhões. De acordo com a Goldman, o cão-robô, chamado RoboGold, utiliza inteligência artificial avançada e possui uma autonomia de inspeção de 500 a 600 metros.
O equipamento também é fundamental na identificação de problemas nas redes pluviais, como vazamentos, rachaduras e ligações de esgoto não autorizadas, conforme explica a Novacap.

O cão-robô também tem se destacado pela internet ao atuar no setor de segurança pública. Por exemplo, na cidade de Nova York, ele auxilia as forças de segurança em vistorias e patrulhas, além de atuar em situações de alto risco, como vazamentos de gás e substâncias tóxicas. O equipamento já foi utilizado em grandes eventos, como os festivais Rock In Rio e The Town, para identificar riscos como incêndios e outras emergências.

Um bom exemplo do uso desse cãozinho para a segurança pública é o caso do cantor Alok. O músico comprou um desses robôs, o chamando carinhosamente de “Aulok” e posou com ele em fotos de família, porém, deixou claro que o uso principal do equipamento é para garantir a segurança em seus shows!

Inspire-se!

Gostou da notícia?

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *