O Projeto Lab Escola 3D é uma iniciativa que busca divulgar conhecimentos práticos e teóricos sobre ferramentas tecnológicas e práticas inclusivas. Baseados no movimento maker e nas metodologias ativas, buscamos cooperar para formação de cidadãos independentes e inovadores capazes de utilizar o conhecimento adquirido para transformar o meio em que vivem.
A inspiração desta proposta está no movimento maker que está expandindo em segmentos da sociedade algumas redes chamadas FabLabs ou HackerSpaces. A origem desse movimento é o conceito do DIY (do inglês, “do it yourself”), que significa “faça você mesmo”, que estimula o protagonismo dos cidadãos na produção e na busca de suas próprias soluções.
Nosso objetivo é disseminar o conhecimento sobre essas ferramentas a partir de módulos, apresentações, entrevistas e tutoriais. Esse material que pode ser reproduzidos alunos, pais, professores e escolas em qualquer lugar do Brasil. Queremos apresentar esse material também no formato presencial em instituições e escolas parceiras.
Somos uma equipe multidisciplinar de universitários, com estudantes da área de Gestão Pública, Pedagogia, Engenharia de Produção, Ciências Sociais, Defesa e Gestão Estratégica Internacional e Design.
Missão
Nossa principal missão é democratizar o conhecimento sobre as ferramentas tecnológicas e práticas inclusivas com estudantes, professores, gestores e toda comunidade educacional.
Valores
- Educação tecnológica e inclusiva;
- Inclusão digital;
- Inovação;
- Sustentabilidade.
Metas
- Facilitar o acesso à novas tecnologias nas escolas;
- Democratizar o acesso ao ensino tecnológico por meio de vídeos;
- Utilizar ferramentas e métodos tecnológicos para auxiliar na formação de cidadãos inovadores;
- Divulgar perspectivas inclusivas no ambiente educacional através divulgação de práticas inclusivas.
Objetivos
1. Introduzir a cultura maker nos ambientes educacionais e democratizar o acesso ao ensino tecnológico.
Meta: Divulgar o que é a cultura do faça você mesmo e compartilhar alguns dos instrumentos tecnológicos do Rio Desis Lab de forma remota e acessível.
2. Expandir as perspectivas sobre as possibilidades do uso de novas tecnologias para a formação de um ensino inclusivo.
Meta: Compartilhar diferentes tipos de tecnologias assistivas que podem ser usadas na sala de aula, divulgar formas de tornar o dia dia dos alunos com deficiência mais simples e apresentar tutorias que podem ser reproduzidos de forma remota.