Mãe e filhas criam projeto para incentivar meninas negras a construírem sua autoestima e valorizar suas origens

  • por

#Inspiração: Atitudes que nos inspiram

Elen Ferreira é professora e mãe das gêmeas Eduarda e Helena, de 11 anos, e da Elisa, de 6. Elen já sentiu na pele os efeitos da discriminação racial e ao ver que as filhas também sofriam com o preconceito, incentivou as meninas à concientização do tema com histórias e literatura negra. “Antigamente a gente não se aceitava como era por causa do nosso cabelo e nossa cor”, disse Eduarda. Esse pensamento mudou ao obterem acesso a um mundo de leitores negros que debatiam a autoestima das pessoas pretas, a identificação com sua raça, a aceitação de suas características.

Depois de tanto ler e conhecer, as gêmeas criaram, ainda com 7 anos de vida, o projeto literário Pretinhas Leitoras, que está levando mais conhecimento para outras crianças da comunidade do Morro da Providência (RJ) e continua durante a pandemia com encontros virtuais. Para elas, os livros são uma forma de “incentivar pessoas negras a se amarem através de outras histórias”. 

A professora também incentiva reflexão sobre o tema nas escolas com rodas de conversa sobre educação e racismo. “É preciso que desde muito cedo as crianças se sintam potentes. Talvez a gente, a partir da infância, consiga mudar esse caminho”, finalizou. Incrível, não é mesmo? Inspire-se! 

Você pode conferir a matéria completa no portal do Razões para Acreditar acessando o Link abaixo:  

Link para a matéria: https://bit.ly/3nnC0pM

Veja o IG do projeto: @pretinhasleitoras

Para ler essa e outras matérias que coletamos, acesse o link: https://desis.rio.br/inspiracao

Divulgar.Inspirar.Agir

O InspirAção é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como umas das principais formas de enfrentar a Covid-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas. 

#inspiracao #Cotidiano #riodesislab #desisnetwork  #empatia #solidariedade #design #InovacaoSocial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *