Projeto social auxilia moradores de rua e ocupações a retornarem ao mercado de trabalho

Inspiração: Atitudes que nos Inspiração


#pracegover: Na imagem, quatro pessoas, de mascara, sentadas ao redor de uma mesa e título “Trampolink: Impulsionando vidas” estampa a imagem.

Em abril deste ano, nasceu o projeto Trampolink, fundado por três amigos: Vivi Torrico, Paula Luna e Paulo Escobar. Vivi é, desde 2017, proprietária do restaurante vegano Central Panelaço, conjuntamente com seu marido e o cantor João Gordo. Além disso, ela atua como voluntária, desde 2019, no projeto Solidariedade Vegan, distribuindo marmitas veganas em vários pontos da cidade, essa iniciativa permitiu que ela tivesse contato com pessoas de rua.

   Já Paula, começou a se envolver com a distribuição de cestas básicas durante a pandemia e logo depois passou às marmitas, foi assim que conheceu Vivi e quando percebeu um aumento da população em situação de rua e de pessoas em vulnerabilidade, diante desse motivo, e após experiências bem sucedidas que os fundadores tiveram a ideia de ajudar pessoas nessa situação a arranjarem empregos, os três amigos resolveram transformar a experiência num projeto.

   O nome Trampolink surgiu com a ideia de se referir ao projeto como um “link” entre os candidatos e os empregadores combinada com a palavra “trampo” que se remete a linguagem das ruas, esse termo ainda faz um trocadilho com a palavra “trampolim”, já que a iniciativa vai permitir a esses indivíduos dar um salto em suas vidas. O projeto pretende ajudar os candidatos durante o trajeto, acompanhando na entrevista, entregando kit de roupas para os primeiros tempos e kit de higiene.

     Os candidatos precisam estar dispostos a deixar de lados os vícios para que o trabalho possa ser mantido, contam Vivi e Paula. A iniciativa recebe indicações de candidatos potenciais de organizações que trabalham com pessoas nessas situações, como a Paróquia São Miguel Arcanjo. Essas pessoas são entrevistadas, a elaboração do currículo é realizada, coletando todas as informações de cursos e experiências profissionais. A equipe tira uma foto do candidato e posta a ficha dele no Instagram do projeto @trampolink21.

Segundo os fundadores do projeto, o maior retorno recebido são os emocionantes depoimentos das pessoas ajudadas. ”Recolocá-los no mercado de trabalho é mostrar que eles podem e têm a oportunidade de mudar”, diz Paula. Vivi complementa a amiga dizendo: “A partir do momento em que você coloca uma gota de esperança numa pessoa, e mostra para essa pessoa que você está acreditando nela, já está dando certo”. Ambas afirmam que as tentativas bem-sucedidas as motivam a superar as que não deram certo.

Para continuar o projeto e atuando nessa inspiradora missão de transmitir esperança os amigos abriram uma vaquinha online, com objetivo de cobrir parte do trabalho realizado por eles, eles também pretendem abrir seu próprio site e utilizar o dinheiro para comprar mais kits e equipamentos, como máscaras, o que se faz muito importantes dentro das atuais condições que vivemos.

Para mais detalhes acesse o site da BBC disponível aqui.

Para saber mais sobre a iniciativa é só acessar a página deles em @trampolink21.

Para ajudar o projeto é só acessar esse link.

Inspire-se!

O Inspiração é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

Marcações:

1 comentário em “Projeto social auxilia moradores de rua e ocupações a retornarem ao mercado de trabalho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *