Startup cria bioplástico sustentável para combater o dano dos microplásticos.

Que te Inspira: Conhecimento que Inspira 


#pracegover: Na imagem, uma teia de aranha que serviu de inspiração para o projeto, com o título “Startup cria bioplástico sustentável para combater o dano dos microplásticos”.

Grande parte do lixo presente no oceano é “invísivel”, o chamado microplástico presente em produtos que usamos em nossa rotina e pela dificuldade do seu tamanho é descartado inadequadamente.

Uma startup Xampla criada na Universidade de Cambridge (Inglaterra) quer substituir essas partículas por um material à base de plantas que pode se dissolver facilmente.

O bioplástico imita a seda da aranha, um dos materiais naturais mais fortes que existem no planeta, em nível molecular. Os cientistas desenvolveram um novo processo para dissolver a proteína vegetal nas condições certas, de forma que ela assuma uma estrutura semelhante.

Isso significa que o bioplástico pode se decompor em uma caixa de compostagem doméstica, ao contrário de muitos outros plásticos compostáveis ​​que requerem condições específicas encontradas apenas em instalações de compostagem industriais. 

Embora a equipe ainda não tenha testado como ele se decompõe no oceano, eles esperam que o bioplástico também se decomponha facilmente no ambiente. Para mais notícias como essa, nos acompanhe nas redes em @queteinspiraufrj

Inspire-se!

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

11 comentários em “Startup cria bioplástico sustentável para combater o dano dos microplásticos.”

  1. Hey! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?

    I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Many thanks! You can read similar blog here: Hitman.agency

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *