A carne impressa em 3D: a culinária futurística.

Que te Inspira: Conhecimento que Inspira 


#pracegover: Na imagem uma foto ilustrativa de um hambúrguer, com o título “A carne impressa em 3D: a culinária futurística”.

O agronegócio é responsável por aproximadamente um terço das emissões de gases de efeito estufa do mundo. Além disso, a agricultura animal ocupa mais da metade da terra habitável do planeta, sendo desproporcionalmente cara se comparada à quantidade de calorias que fornece. Conforme a população global cresce, a demanda por produtos de carne também aumenta, criando uma pressão insustentável sobre os recursos do planeta. É aqui que a impressão 3D de carne entra em jogo.

As carnes impressas em 3D podem ser criadas a partir de ingredientes à base de plantas, como legumes e vegetais, ou células animais cultivadas. No caso do último, a “carne cultivada” é produzida a partir de células-tronco de animais, que se multiplicam em um biorreator, gerando uma biomassa que, uma vez separada em tecidos musculares e de gordura comestível, é usada na impressora.

A carne impressa em 3D possui algumas vantagens, por exemplo: ela reduz a dependência da agricultura animal, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa e a utilização de água e terra, e, também previne situações abusivas de criação e abate de animais, permitindo a recuperação de populações marinhas devido à sobrepesca. Além disso, pode ser personalizada para atender às preferências dos consumidores, em termos de textura, sabor e até conteúdo nutricional.

Entretanto, o custo inicial de uma impressora de alimentos em 3D pode ser alto, enquanto o ritmo de produção é comparativamente lento. Há também a questão do consumo de energia, que atualmente é consideravelmente maior do que na produção convencional de alimentos. Isso torna a adoção desta tecnologia em grande escala um desafio, apesar de seus benefícios sociais e ambientais.

Na cidade de Rehovot, em Israel, uma impressora 3D do tamanho de um refrigerador industrial está trabalhando na função de imprimir bifes à base de plantas. A empresa venderá as impressoras para restaurantes, que podem adaptar a receita digital para que “as mudanças no produto tenham custo ou complexidade zero”, diz o cofundador e CEO Eshchar Ben-Shitrit.

Gostou da notícia? 

Acesse a matéria original no link: 

https://inovasocial.com.br/tecnologias-sociais/carne-impressa-3d/

https://inovasocial.com.br/tecnologias-sociais/redefine-meat-carne-plant-based/

Inspire-se!

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *