Pesquisadoras de SP desenvolvem pomada capaz de curar feridas sem deixar queloide.

Que te Inspira: Conhecimento que Inspira 


#pracegover: Na imagem, um frasco de pomada aberto sendo utilizado nas mãos com o título “Pesquisadoras de SP desenvolvem pomada capaz de curar feridas sem deixar queloide.”

Pesquisadoras do Laboratório de Desenvolvimento e Inovação (LDI) do Instituto Butantan estão testando uma pomada com alto poder cicatrizante cujo princípio ativo é produzido por uma espécie de fungo isolado da Caatinga. O uso tópico da pomada, foi capaz de regenerar o tecido da pele machucada de forma muito eficiente, sem induzir a formação de cicatrizes ou de queloides.

Tainah Colombo Gomes, fundadora e CEO da startup BiotechnoScience Farmacêutica, que desenvolve a pesquisa em parceria com o Instituto Butantan, afirma que a pomada auxilia no processo de cicatrização natural com produção de colágeno no tecido, deixando a cicatrização muito mais uniforme, sem formação de queloides. O estudo pré-clínico demonstrou que “a pomada em desenvolvimento é segura para uso tópico e produz mais colágeno na pele afetada do que as pomadas cicatrizantes já comercializadas”, ressalta a pesquisadora.

Ana Olívia Souza e Durvanei Augusto Maria, Pesquisadores do LDI  descobriram o potencial cicatrizante do fungo Exserohilum rostratum presente na vegetação da Caatinga. Os princípios ativos produzidos pelo fungo foram testados e mostraram capazes de matar bactérias e fungos. Após o fungo ser testado com relação à capacidade de matar as células causadoras de câncer, surgiu a hipótese de que uma das moléculas poderia ter efeito relacionado à cicatrização de feridas. Com esta hipótese, novos estudos foram conduzidos para testar seu efeito e mecanismo de indução da regeneração celular. Após centenas de testes, incluindo estudo pré-clínico, o poder de cicatrização foi comprovado, e em 2018, o Butantan entrou com o pedido de patente de uma formulação com ação cicatrizante junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Cristiano Gonçalves, gerente de Inovação e Licenciamento Tecnológico do Butantan, esclarece que tudo o que o Butantan gastou com a patente será ressarcido. É uma forma de alavancar a tecnologia e permitir o investimento de forma retroativa, além de garantir a devolução do investimento público na tecnologia e na inovação e permitir a criação de empresas interessadas em acelerar o desenvolvimento do produto.

Se interessou pela notícia? Nos acompanhe nas redes sociais em @queteinspiraufrj e tenha sempre um novo conteúdo inovador no seu feed. Acesse a matéria original no link.

Inspire-se!

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

9 comentários em “Pesquisadoras de SP desenvolvem pomada capaz de curar feridas sem deixar queloide.”

  1. Howdy I am so excited I found your blog page, I really
    found you by error, while I was searching on Yahoo for something else, Anyways I am here now and would just like
    to say thanks a lot for a tremendous post and a
    all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t
    have time to browse it all at the moment but I have saved it and also added your RSS feeds, so
    when I have time I will be back to read more, Please do keep up
    the excellent jo. I saw similar here: dobry sklep and also here:
    dobry sklep

  2. Good day! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords
    but I’m not seeing very good success. If you know of any please share.
    Appreciate it! You can read similar blog here:
    Scrapebox AA List

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *