Escolas se transformam em parques interativos para ensinar educação natural.

Que te Inspira: Conhecimento que Inspira 


#pracegover: Na imagem, duas crianças brincando com briquedos em uma sala com título “Escolas se transformam em parques interativos para educação natural.”

A Wonderforest – localizada em Nova Iorque – é uma das escolas que surgiram da nova abordargem educacional que privilegia o contato com a natureza, derivada do avanço da conscientização ambiental. Chamada de educação natural, essa tendência busca reconectar o ser humano à natureza. Para tanto, parques se transformam em escolas e vice-versa, e o ensino passa a contar com muito mais recursos para desenvolver as capacidades cognitivas, sociais e até emocionais dos alunos.

O destaque às escolas é por trazerem o conceito para o ambiente urbano, visto que a prática já comum dentro do movimento escoteiro, que aplica esse conceito desde o início do século XX, a educação característica das regiões rurais, bem como a dos povos originários, que há tempos colhem os benefícios de ensinar suas crianças a partir do meio ambiente.

Ao longo do prédio da escola, que conta com espaços biofílicos – uso de materiais naturais e presença de plantas -, um caminho sinuoso, inspirado em um rio, conecta os três ambientes que simulam a Floresta, a Estufa e a Zona Úmida. Conforme os nomes indicam, cada um deles busca simular um tipo de contato com a natureza, razão pela qual a decoração, as cores, as texturas, e até mesmo a água e o solo utilizados, são cuidadosamente planejados.

No ambiente da Floresta, a presença de materiais táteis e de origem sustentável dominam a decoração. Logo ao lado, uma área foi inteiramente revestida com grama artificial e simula uma pequena encosta, permitindo brincadeiras e atividades que exploram as leis da física.

Já na Estufa, um corredor repleto de plantas dá acesso às salas de aula, ao passo em que enormes paredes de vidro garantem o máximo de iluminação natural. Neste ambiente, as crianças aprendem a cuidar de diferentes espécies vegetais, além de conhecerem suas propriedades medicinais, estéticas ou ecológicas.

Na Zona Úmida, os alunos têm acesso a uma cozinha em miniatura, na qual podem usar para entender conceitos como flutuabilidade e dinâmica.  Adicionalmente, graças à enorme mesa aquática presente no local, também é possível fazer bagunça e se sujar, o que é essencial.

A fim de garantir mais autonomia e incentivar a curiosidade das crianças, a própria disposição das salas de aula, em relação aos espaços interativos, permite supervisionar as crianças com o mínimo de intervenção. Dessa forma, além da brincadeira ser livre, os pequenos são estimulados a descobrir a natureza das coisas por si só, sem nunca deixar a segurança de lado.

Se interessou pela notícia? Nos acompanhe nas redes sociais em @queteinspiraufrj e tenha sempre um novo conteúdo inovador no seu feed. Acesse a matéria original no link.

Inspire-se!

O Que te Inspira é uma iniciativa que busca divulgar e enaltecer ações positivas, de solidariedade e inovação social das mais diversas áreas, acontecendo no Brasil e no mundo. Reforçando a solidariedade como uma das principais formas de enfrentar a COVID-19, além de compartilhar conhecimento e inspirar novas pessoas.

6 comentários em “Escolas se transformam em parques interativos para ensinar educação natural.”

  1. Hi! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m
    trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very
    good results. If you know of any please share.
    Appreciate it! You can read similar art here: Ecommerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *